terça-feira, 7 de setembro de 2010

Criando Meninos

Boa tarde meninas. Ontem enquanto passeava no shopping vi um livro mt interessante, chamado "Criando Meninos" de Steve Biddulph. Me chamou muito a atenção, pois com a Luiza, tudo flui muito facilmente, já com meu filhote que está pra chegar, não sei como vai ser. Espero que corra tudo bem, mas um auxílio é bom, né? 

Separei um trecho dele, que foi até citado na Veja Rio, muito interessante.


OS TRÊS ESTÁGIOS DA INFÂNCIA

Os meninos não crescem todos de maneira suave e uniforme. Não basta dar cereais à vontade, camiseta limpa todo dia, para vê-los uma certa manhã acordarem homens feitos. Existe um programa a seguir. Qualquer um que conviva com meninos se surpreende com suas mudanças e com a variação de humor e energia que apresentam em ocasiões diferentes. A questão é entender o que fazer - e quando.

Felizmente, os garotos estão por aí há muito tempo, e não somos os primeiros a lidar com eles. Todas as culturas do mundo enfrentaram o desafio de educar meninos, e cada uma encontrou suas soluções. Foi só nas últimas décadas, tão sacudidas pelas mudanças, que nós falhamos em adotar um plano de ação real para criar bem os nossos meninos. É que estávamos muito ocupados fazendo outras coisas!

Os três estágios da infância são atemporais e universais. Sempre que falo com pais sobre esses estágios, eles dizem "Está certo!", porque a tese combina com a experiência deles.

Uma visão rápida dos três estágios
1. O primeiro estágio vai do nascimento aos seis anos - período em que o menino pertence principalmente à mãe. Ele é o menino "dela", embora o pai possa exercer um papel muito importante. Durante esse estágio, a meta deve ser dar amor e se­gurança, e fazer com que a "ligação" do menino à vida seja uma experiência calorosa e acolhedora.

2. O segundo estágio inclui o período que vai dos seis aos catorze anos - quando o menino, num impulso que vem de dentro, começa a querer aprender a ser homem, e se volta cada vez mais para o pai, com quem procura partilhar interesses e ativi­dades, embora a mãe continue muito envolvida e o mundo exterior também exerça atração. 0 objetivo desse estágio é criar competência e habilidade, desenvolvendo ao mesmo tempo afabilidade e bom humor para que ele se torne uma pessoa equilibrada. Esta é a idade em que o menino se sente seguro e feliz com sua masculinidade.

3. Finalmente, dos catorze anos à idade adulta - é o estágio em que o menino precisa de informação de mentores do sexo masculino para completar a jornada rumo à idade adulta. Mamãe e papai ficam um pouco de lado, mas devem cuidar para que bons mentores façam parte da vida de seu filho, senão, ele vai ter que contar com colegas despreparados para construir sua individualidade. 0 objetivo é adquirir habilidades, desenvolver responsabilidade e respeito próprio, fazendo parte, cada vez mais, a comunidade adulta.

Note bem: Esses estágios não indicam uma mudança brusca da figura da mãe para a figura do pai. A melhor situação é aquela em que pai e mãe se envolvem durante toda a infância e a adolescência. Os estágios indicam mudança na ênfase: o pai fica mais em evidência dos seis anos treze, e a importância dos mentores aumenta dos catorze em diante. Os pais devem sempre investigar a integridade dos mentores, procurar saber se são dignos de confiança.


Os três estágios nos mostram muito sobre o que fazer. Por exemplo: fica claro que os pais de meninos de seis a catorze anos não podem ser workaholics sempre ocupados com o trabalho, nem pessoas afastadas emocional ou fisicamente da família. Pais assim certamente prejudicariam seus meninos, embora a maior parte dos pais do século XX tenha agido desse modo - como muitos de nós sabemos por experiência própria.


Quando os nossos filhos estão lá pela metade da adolescência, os estágios nos dizem que precisamos buscar ajuda extra na comunidade -papel esse que costumava ser preenchido por parentes, por exemplo, tios e avós, ou pela relação entre mestre e aprendiz. Com muita freqüência, os jovens caem no mundo e não encontram ninguém que os apoiem então, passam a adolescência e o início da idade adulta em um perigoso estágio intermediário. Alguns simplesmente não crescem nunca.


É justo pensar que muitos problemas, especialmente de comportamento dos meninos na escola, acontecem porque não tínhamos conhecimento desses estágios e não oferecemos os componentes humanos adequados na época certa.


Os estágios são tão importantes que devemos estudá-los mais detalhadamente para decidir como agir em relação a eles. É o que vamos fazer.



Confesso que estou com medo, afinal será uma experiência totalmente nova pra mim, mas vai dar tudo certo.
Espero que a Luiza não sinta muito ciúme, algo que é quase inevitável, mas acho que na conversa dá pra levar.
Está chegando a hora, e lembro como é difícil o primeiro mês.


Bom feriado !!!

1 Comentários:

Às 8 de setembro de 2010 às 05:25 , Blogger Priscila disse...

Oi, Aline
As coberturas dos cupcakes são de ganache e chantilly. O chantilly é aquele que te falei. É só comprar o Chantilly pronto no Atelier ou no supermercado (alguns vendem), colocar um dia antes na geladeira e bater na batedeira (pode adicionar antes açúcar ou leite condensado) até o ponto desejado. Não tem erro. Depois de batido ainda pode adicionar corante, se quiser. A ganache é mais complicada... Tem que ferver 2 caixas de creme de leite e adicionar aos poucos 1 quilo de chocolate em pedaços até derreter. Demora, mas derrete. Depois tem que colocar na geladeira por algumas horas e bater na batedeira antes de confeitar.

O Gui sentiu um pouco de ciúmes da Duda quando ela nasceu, mas logo passou. Agora quem tem ciúmes é ela, rs.
Bjs.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial